Introdução ao Marketing

Definindo Marketing

Marketing é o ato de facilitar a troca de uma mercadoria fornecida por bens, serviços e / ou dinheiro para entregar o valor máximo ao consumidor. Do ponto de vista da sociedade, o marketing é o elo entre as necessidades dos materiais de uma sociedade e seus padrões econômica de resposta. O marketing satisfaz essas necessidades e desejos por meio dos processos de troca e da construção de entrega de longo prazo.

O marketing pode ser visto como uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, entregar e comunicar valor aos clientes e gerenciar os serviços com os clientes de soluções que beneficiem uma organização e seus acionistas. Marketing é a ciência de escolher mercados-alvo por meio de análise e conversão de mercado, bem como compreender o comportamento de compra do consumidor e fornecer valor superior ao cliente.

O conjunto de compromissos para uma gestão de marketing bem-definida inclui uma captura de insights de marketing, conexão com clientes, construção de marcas fortes, formação de ofertas de mercado, entrega e comunicação de valor, criação de crescimento de longo prazo e desenvolvimento de estratégia e planos de marketing.

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O papel do marketing dentro de uma empresa

A definição oficial da American Marketing Association publicada em julho de 2013 define marketing como “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, clientes, parceiros e a sociedade em geral. ”

Embora essa definição possa nos ajudar a compreender melhor os parâmetros de marketing, ela não oferece um quadro completo. As definições de marketing não podem dar corpo a transações específicas e outras relações entre esses elementos. As seguintes proposições são oferecidas para complementar esta definição:

  1. A diretiva geral para qualquer organização é a declaração de missão ou uma expressão equivalente dos objetivos organizacionais. Ele reflete uma filosofia empresarial inerente à organização.
  2. Cada organização possui um conjunto de áreas atribuídas (por exemplo, contabilidade, produção, finanças, processamento de dados, marketing) nas quais as tarefas importantes ao sucesso da organização são organizadas. Essas áreas necessárias devem ser gerenciadas para atingir o desempenho máximo.
  3. Cada área funcional é guiada por uma filosofia (derivada da declaração de missão ou objetivos da empresa) que governa sua abordagem em direção ao seu conjunto final de tarefas.
  4. O marketing difere das outras áreas atribuídas porque sua principal preocupação são as trocas que ocorrem em mercados fora da organização.
  5. O marketing tem mais sucesso quando uma filosofia, as tarefas e a implementação da tecnologia disponível são coordenadas e complementar ao resto do negócio.
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Marketing como fonte de vantagem competitiva

A função específica do marketing é fornecer assistência na identificação, satisfação e retenção de clientes. Uma única maneira de atingir esse objetivo é criar uma vantagem competitiva. Ou seja, você deve convencer os compradores (clientes em potencial) de que o que você tem a oferecer satisfazer suas necessidades ou desejos específicos. Esperançosamente, você será capaz de fornecer essa vantagem de forma consistente, então, eventualmente, o cliente comprará seu produto sem considerar alternativas. Criar esse compromisso cego – sem consideração de alternativas – com uma determinada marca, loja, pessoa ou ideia é o sonho de todas as empresas. É improvável que ocorra, entretanto, sem o apoio de um programa de marketing eficaz.

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Processo de Decisão do Cliente

Há um processo de cinco etapas pelo qual os consumidores podem passar ao tomar uma decisão de compra. Essas etapas incluem:

  1. Precisa de reconhecimento
  2. Busca de informação
  3. Avaliação de alternativas
  4. Compra
  5. Pós-compra

O processo de decisão do cliente começa com a identificação da necessidade. Se agimos para resolver um problema específico depende de dois fatores: a magnitude da discrepância entre o que temos e o que precisamos e a importância do problema. Isso envolve o conceito de motivação do consumidor, que é o impulso interno que os consumidores experimentam para satisfazer os desejos e necessidades conscientes e inconscientes. Uma vez que o problema é reconhecido, deve ser definido de forma que o consumidor possa realmente iniciar a ação que trará uma solução relevante.

A próxima etapa é uma pesquisa e processamento de informações. Depois que uma necessidade é reconhecida, o consumidor em potencial pode buscar informações com a família, amigos, observação pessoal, relatório de consumo, vendedores ou mídia de massa. O componente promocional da oferta do comerciante visa fornecer informações para auxiliar o consumidor no processo de resolução de problemas. Se o comprador puder recuperar informações relevantes sobre um produto, marca ou loja, ele como aplicará para resolver um problema ou atender uma necessidade.

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Fonte: https://www.r7.com

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