Como conseguir um emprego como contador | 10 dicas

Os contadores lidam com a contabilidade e mantêm registros financeiros. Se você é organizado e gosta de trabalhar com números, uma carreira em contabilidade pode ser uma boa opção. Descubra como começar.

Contadores são profissionais que gerenciam registros financeiros para empresas e indivíduos. Se você gosta de trabalhar com números e está atento aos detalhes, este pode ser o campo para você. Vamos dar uma olhada no que eles fazem e como você pode se preparar para o sucesso no campo.

O que faz um contador?

Os contadores têm inúmeras funções e muitas especialidades para escolher, mas todos têm uma coisa em comum: dinheiro. Quer você trabalhe para indivíduos, grandes corporações, pequenas empresas, agências governamentais ou organizações sem fins lucrativos, eles gerenciam finanças e aconselham sobre como tomar as melhores decisões financeiras. Você manterá os registros e garantirá que sejam precisos e atualizados. Quer saber mais sobre os empregos de um contator, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/

Dependendo de sua especialidade ou necessidades do cliente, outras funções podem incluir:

  1. Examinar demonstrações financeiras quanto à precisão
  2. Preparar, Arquivar e Pagar Impostos
  3. Garantir a conformidade com todas as leis tributárias federais, estaduais e locais
  4. Analisar tendências e dados financeiros
  5. Preparar recomendações de orçamento
  6. Aconselhamento sobre formas de reduzir custos e aumentar lucros
  7. Manter registros e livros organizados e atualizados
  8. Oferecer serviços de auditoria ou trabalhar em estreita colaboração com um contador
  9. Identificar riscos e recomendar soluções
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

10 Dicas para Conseguir um Emprego em Contabilidade

Se isso soa como o campo para você, estas etapas irão ajudá-lo a se preparar para conseguir um emprego e progredir em sua carreira.

1. Certifique-se de que gosta de trabalhar com números.

Você passará seus dias analisando, calculando, apresentando e revisando números, portanto, acima de tudo, divirta-se. Você não precisa ser um especialista em matemática. Contanto que você saiba o básico – somar, subtrair, multiplicar e dividir – você pode fazer o trabalho.

2. Desenvolva habilidades práticas.

Esta função abrange mais do que apenas habilidades numéricas básicas. Você também deve:

  • Detalhista – um pequeno erro pode ter um grande impacto
  • Conhecimento de negócios 
  • Um pensador analítico 
  • Organizado 
  • Um bom comunicador verbal e escrito 
  • Um solucionador de problemas 
  • Alfabetizado em conhecimentos gerais de informática e software de contabilidade 
  • Ético – quando você tem acesso a informações financeiras, a confidencialidade é obrigatória, assim como sua disposição de fazer o que é melhor para seu cliente, seguindo todas as leis e regulamentos   

3. Faça aulas de matemática, finanças e negócios.  

Se você está no ensino médio e já sabe que quer entrar nessa área, faça o máximo de cursos de matemática, ciência da computação, economia, estatística e negócios que puder. Se você ainda não está na escola, considere fazer cursos online que podem ajudar a prepará-lo para sua carreira e educação futura. Descubra se a contabilidade é ideal para você com um curso como  Fundamentos de Contabilidade  da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. 

4. Obtenha seu diploma de bacharel.

Embora um diploma de bacharel não seja absolutamente necessário – algumas pessoas entram no campo apenas com um diploma de associado ou treinamento no trabalho – a maioria dos especialistas o incentiva fortemente.

Muitos cargos de nível básico exigem que o candidato tenha um diploma de bacharel. Busque uma graduação em contabilidade ou áreas afins, onde você estudará tópicos como contabilidade financeira básica, direito comercial, estatística, economia, auditoria, contabilidade gerencial, entidades contábeis, contabilidade de imposto de renda e muito mais.

5. Ganhe experiência por meio de um estágio ou emprego inicial.

Depois de se formar com seu diploma de bacharel – e talvez até antes – é hora de ganhar alguma experiência. Você pode fazer isso por meio de um estágio ou com uma posição inicial. Isso não apenas ficará ótimo em seu currículo e o ajudará a conseguir um emprego melhor no futuro, mas também o ajudará a entender melhor o campo e talvez até mesmo levá-lo a uma especialidade.

Alguns trabalhos de nível básico em contabilidade incluem:

  • Contador
  • Especialista em contas a pagar
  • Administrador de folha de pagamento
  • Escriturário de contas a receber

6. Considere que tipo de carreira você deseja

Nem todos os contadores fazem a mesma coisa. Enquanto ganha experiência, pense no que você gostaria que fosse sua especialidade. Se você gosta de resolver problemas e chegar ao fundo de uma situação, a perícia pode ser para você. Se você gosta de prestar muita atenção aos detalhes, pode querer se tornar um auditor. Para saber mais sobre contabilidade, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/blog/

7. Faça um mestrado

Os contadores ganham salários competitivos, mas você normalmente ganha mais se tiver um mestrado. Embora o diploma não seja necessário, ele pode ajudar a fornecer as habilidades necessárias para uma especialidade e as horas necessárias para se tornar um contador público certificado (CPA). Muitos mestrados em contabilidade podem ser obtidos por meio de programas online.

Saiba mais sobre como é  ganhar seu Master of Accounting online  através da University of Illinois. Você pode experimentar um curso do programa antes de se inscrever. Se você optar por se inscrever, seus cursos concluídos podem contar para o seu diploma.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

8. Torne-se um CPA.

Existem algumas responsabilidades financeiras, especialmente em grandes empresas e organizações, que exigem um CPA. Você normalmente ganhará mais dinheiro e aumentará suas perspectivas de emprego ou grupo de clientes em potencial.

Os requisitos para se tornar um CPA variam de acordo com o estado, mas podem incluir um diploma de bacharel, um número específico de horas de educação e experiência em contabilidade, idade mínima, requisitos de residência e aprovação em um exame de ética. Depois de atender aos requisitos, você precisará trabalhar sob um CPA licenciado por um determinado número de horas. Verifique com o Conselho de Contabilidade do seu estado os requisitos específicos para sua jurisdição.

9. Seja certificado.

Se você não deseja se tornar um CPA, existem outras certificações que você pode obter:

  • Um contador gerencial certificado (CMA) possui habilidades contábeis e gerenciais. Isso normalmente é necessário para se tornar um diretor financeiro de uma empresa.
  • Um agente registrado (EA) é um especialista quando se trata do código tributário e trabalha principalmente em direito tributário.
  • Os auditores internos certificados (CIAs) são certificados para realizar auditorias internas de uma empresa.

10. Comece sua carreira.

Quando estiver pronto para se candidatar a um emprego, você pode querer começar online. Os quadros de empregos na Internet têm milhares de vagas para vários tipos de organizações. Isso ajudará você a ter uma ideia do que está por aí e onde deseja trabalhar.

Você também deseja descobrir se alguém dentro de sua rede – ex-colegas, professores, colegas de trabalho e assim por diante – pode fazer alguma recomendação. Depois de ter um pouco de experiência, você pode até considerar abrir sua própria empresa e se tornar seu próprio chefe.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contador_(profiss%C3%A3o)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *