Varizes tudo que você precisa saber

As varizes são veias torcidas e aumentadas. Qualquer veia superficial pode apresentar varizes, mas as veias mais comumente afetadas são as das pernas. Isso porque ficar de pé e andar ereto aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.

Para muitas pessoas, as veias varicosas e as veias da aranha – uma variação leve e comum das veias varicosas – são simplesmente uma preocupação estética. Para outras pessoas, as veias varicosas podem causar dor e desconforto. Às vezes, as veias varicosas levam a problemas mais sérios. O tratamento pode envolver medidas de autocuidado ou procedimentos do seu médico para fechar ou remover as veias.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Sintomas

As varizes podem não causar dor. Os sinais de que você pode ter veias varicosas incluem:

  • Veias roxas ou azuis escuras
  • Veias que parecem retorcidas e salientes; muitas vezes são como cordões em suas pernas

Quando ocorrem sinais e sintomas dolorosos, eles podem incluir:

  • Uma sensação de dor ou peso nas pernas
  • Queimação, latejamento, cãibras musculares e inchaço na parte inferior das pernas
  • A dor piorou depois de sentar ou ficar em pé por muito tempo
  • Comichão em torno de uma ou mais de suas veias
  • Descoloração da pele ao redor de uma veia varicosa

As veias da aranha são semelhantes às veias varicosas, mas são menores. As veias da aranha são encontradas mais perto da superfície da pele e geralmente são vermelhas ou azuis.

As veias da aranha ocorrem nas pernas, mas também podem ser encontradas no rosto. Eles variam em tamanho e muitas vezes se parecem com uma teia de aranha.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Quando ver um medico

O autocuidado – como exercícios, elevar as pernas ou usar meias de compressão – pode ajudar a aliviar a dor das veias varicosas e pode evitar que elas piorem. Mas se você está preocupado com a aparência e sensação de suas veias e as medidas de autocuidado não impediram que sua condição piorasse, consulte seu médico.

Causas

Válvulas fracas ou danificadas podem causar varizes. As artérias transportam o sangue do coração para o resto dos tecidos e as veias devolvem o sangue do resto do corpo para o coração, para que o sangue possa ser recirculado. Para devolver o sangue ao coração, as veias das pernas devem trabalhar contra a gravidade.

As contrações musculares na parte inferior das pernas agem como bombas, e as paredes elásticas das veias ajudam o sangue a retornar ao coração. Minúsculas válvulas em suas veias se abrem conforme o sangue flui em direção ao coração e se fecham para impedir que o sangue flua para trás. Se essas válvulas estiverem fracas ou danificadas, o sangue pode fluir para trás e se acumular na veia, fazendo com que as veias estiquem ou se retorcam.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Fatores de risco

Esses fatores aumentam o risco de desenvolver veias varicosas:

  • Era. O risco de veias varicosas aumenta com a idade. O envelhecimento causa desgaste nas válvulas em suas veias que ajudam a regular o fluxo sanguíneo. Eventualmente, esse desgaste faz com que as válvulas permitam que um pouco de sangue flua de volta para as veias, onde é coletado, em vez de fluir para o coração.
  • Sexo. As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença. As alterações hormonais antes da menstruação ou durante a gravidez ou menopausa podem ser um fator, porque os hormônios femininos tendem a relaxar as paredes das veias. Os tratamentos hormonais, como pílulas anticoncepcionais, podem aumentar o risco de veias varicosas.
  • Gravidez. Durante a gravidez, o volume de sangue em seu corpo aumenta. Essa mudança apoia o crescimento do feto, mas também pode produzir um efeito colateral infeliz – veias dilatadas nas pernas. As alterações hormonais durante a gravidez também podem desempenhar um papel.
  • História de família. Se outros membros da família tiverem veias varicosas, há uma chance maior de você também ter.
  • Obesidade. O excesso de peso aumenta a pressão nas veias.
  • De pé ou sentado por longos períodos de tempo. Seu sangue não flui tão bem se você ficar na mesma posição por longos períodos.

Nesses casos, uma operação para fechar o dano vascular é necessária com urgência. Acessando o site: angio.com.br você encontrara diversas dicas sobre o tratamento com angiologia.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *