O que são veias varicosas?

As varizes são vasos sanguíneos torcidos e inchados que se projetam logo abaixo da superfície da pele. Eles são azuis ou roxos e geralmente aparecem nas pernas, pés e tornozelos. Eles podem ser dolorosos ou coceira. As veias da aranha podem envolver as veias varicosas. As veias da aranha são pequenas linhas vermelhas ou roxas que aparecem perto da superfície da pele.

Embora possam ser desagradáveis ​​à vista e desconfortáveis, as veias varicosas não são perigosas para a maioria das pessoas. Em alguns casos, as veias varicosas graves podem causar problemas de saúde graves, como coágulos sanguíneos. Você pode aliviar a maioria dos sintomas das veias varicosas em casa. Ou seu médico pode tratá-los com injeções, terapia a laser e cirurgia.

Fonte de reprodução: Getty imagens

O que são veias?

Uma veia é um vaso sanguíneo que transporta sangue de tecidos de todo o corpo para o coração. Quando uma veia funciona como deveria, as válvulas (abas que abrem e fecham) dentro da veia mantêm o sangue fluindo em apenas uma direção – em direção ao coração.

As veias podem ser danificadas por doenças e lesões. Durante o processo de envelhecimento, as veias perdem naturalmente a elasticidade e tornam-se menos flexíveis.

Qual é a diferença entre veias varicosas e vasinhos?

As veias varicosas e as veias da aranha são os dois tipos de doenças venosas , mas têm aparência diferente. As veias da aranha são menores e mais finas do que as veias varicosas. Eles se parecem com teias de aranha vermelha ou azul ou galhos de uma árvore e estão próximos à superfície da pele.

As veias da aranha geralmente não doem. Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo, geralmente atrás do joelho, nos pés ou no rosto. As varizes geralmente aparecem nos pés e nas pernas.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Quem pode ter varizes?

Qualquer pessoa pode desenvolver varizes, mas é mais provável que as mulheres tenham varizes do que os homens. Certos fatores aumentam suas chances de desenvolver veias varicosas, incluindo:

  • Idade: durante o processo de envelhecimento, as paredes das veias e as válvulas não funcionam tão bem como antes. As veias perdem elasticidade e enrijecem.
  • Sexo: os hormônios femininos podem permitir que as paredes das veias se dilatem. Mulheres grávidas, tomando pílula anticoncepcional ou entrando na menopausa têm maior risco de veias varicosas devido às alterações nos níveis hormonais.
  • História familiar: a condição é herdada (ocorre em famílias).
  • Estilo de vida: Ficar em pé ou sentado por longos períodos diminui a circulação. Usar roupas restritivas, como cintas ou calças com cós apertados, pode diminuir o fluxo sanguíneo.
  • Saúde geral: certas condições de saúde, como prisão de ventre severa ou certos tumores, aumentam a pressão nas veias.
  • Uso de tabaco: Pessoas que fumam têm maior probabilidade de desenvolver veias varicosas.
  • Peso: a obesidade e o excesso de peso pressionam os vasos sanguíneos.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Quais são os sintomas das veias varicosas?

O sinal mais reconhecível de veias varicosas é uma veia nodosa, azul ou roxa, logo abaixo da superfície da pele. Os sintomas incluem:

  • Veias salientes: as veias retorcidas, inchadas e semelhantes a cordas costumam ser azuis ou roxas. Eles aparecem logo abaixo da superfície da pele nas pernas, tornozelos e pés. Eles podem se desenvolver em clusters. Pequenas linhas vermelhas ou azuis (vasinhos) podem aparecer nas proximidades.
  • Pernas pesadas: os músculos das pernas podem parecer cansados, pesados ​​ou lentos, especialmente após a atividade física.
  • Comichão: a área ao redor das veias varicosas pode coçar.
  • Dor: as pernas podem estar doloridas, doloridas ou doloridas, especialmente atrás dos joelhos. Você pode ter cãibras musculares.
  • Inchaço: as pernas, tornozelos e pés podem inchar e latejar.
  • Descolorações e úlceras da pele: Se não tratadas, as veias varicosas podem causar descolorações marrons na pele. Úlceras venosas (feridas) na pele podem resultar de veias varicosas graves.

Eles podem pressionar suas veias varicosas para identificar qualquer irregularidade e perguntarão se essa pressão física está causando dor ou desconforto. Acessando o site: angio.com.br você encontrara diversas dicas sobre o tratamento com angiologia.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *